Drone

Apresentação DJI Phantom


O Drone Phantom é um quadricóptero ARTF(quase pronto para voar) operado por rádio controle, equipado com GPS e controladora de voo Naza. O Phantom é fabricado pela chinesa DJI e é atualmente o drone mais vendido no mundo, caiu no gosto popular pela facilidade de pilotagem e um bom custo benefício, aliados a práticas de marketing excepcionais da fabricante DJI. 
Não há um consenso sobre a classificação do Phantom (entre pró e amador), alguns profissionais o consideram um brinquedo, que não pode ser utilizado para fins realmente sérios, por outro lado, há quem defenda que o Phantom dá conta sim de atividades profissionais, bastando apenas algumas modificações. Algumas pequenas empresas no Brasil utilizam o Phantom para fins comerciais, entre as maiores, nenhuma, há algumas filmagens bem legais na internet com o Phantom, mas ele não é capaz de carregar uma câmera grande, sendo essa uma grande limitação, o manual do Phantom 1 recomenda não ultrapassar 1200g no total, já o manual do Phantom 2 recomenda decolar com no máximo 1300g.

A velocidade máxima do Phantom segundo o fabricante é de até 36km/h para o Phantom 1 e 56km/h para o Phantom 2, mas há vídeos de pilotos alcançando velocidades bem acima disso no modo manual.
O Phantom tem tempo máximo de voo de 25 minutos (10 minutos para o Phantom 1), vem equipado com bateria de 11.1v 5200mAh (2.200mAh no Phantom 1), módulo GPS e compass(sistemas inerciais, tecnologia aviônica nascida na guerra), rádio controle, LEDs indicadores e uma interface USB que possibilita a utilização do Naza Assistant (disponível para Windows e Mac OS), um programa para configuração do drone altamente intuitivo e fácil(requer inglês).
O Phantom conta originalmente com 3 tipos de voos pelo controle, o GPS, ATT e Manual, no GPS a posição do quadricóptero estabiliza automaticamente conforme as últimas coordenadas gravadas pelo GPS depois do último acionamento manual do controle, ou seja, se você parar de mexer no controle, ele paira no mesmo lugar (com uma margem de erro característica do próprio sistema GPS), o GPS também é útil para o modo fail safe, que é acionado quando o contato com o rádio é perdido ou a bateria entra em um nível de proteção, nesse caso o Phantom irá voar para as coordenadas do lançamento (por isso a necessidade de esperar um número suficiente de satélites antes de decolar). O segundo modo de voo é o ATT, aonde a altura é fixa, nesse caso, se houver vento o quadricóptero vai se mover lateralmente, mesmo com o controle “solto”, a altura fica estabilizada, a posição não. O terceiro modo é o manual, não vem habilitado por padrão no controle, se desejar utilizar esse modo é necessário configurar no Naza Assistant, o modo manual é aonde pode-se realizar acrobacias e voar mais rápido. Um outro recurso de voo interessante no Phantom é o IOC, controle inteligente de orientação, quando o IOC está ligado o controle é “espelhado” quando você vira o quadricóptero, uma das maiores dificuldades dos iniciantes é a coordenação do controle quando o quadricóptero gira no próprio eixo (stick da esquerda lateralmente (YAW)), se ocorrer meio giro, seu controle estará completamente “ao contrário”, o IOC ajuda nisso, mantendo a perspectiva fixa do controle. Voar no IOC pode ser fácil, mas vicia e provavelmente não vai mais conseguir voar sem esse recurso, o que não é tão bom.
O fail safe do Phantom é o sistema que permite ao quadricóptero voltar ao ponto de decolagem e pousar de maneira autonoma, as faixas de tolerância do fail safe são configuráveis no Naza Assistant, é recomendado acionar com 20% de carga da bateria, não voe para muito longe, pois o tempo restante da bateria pode não ser suficiente para o failsafe fazer o Phantom voltar até o ponto de origem, nesse caso pode ocorrer um pouso em local indevido. O failsafe permite configurações adicionais, como por exemplo simplesmente pousar ao invés de voltar para o ponto de lançamento e descer.

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